9º Ano - Aula 01 - Introdução à Astronomia
Estudo do Universo: A ciência Astronomia.
A
Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, incluindo a Terra, e os
fenômenos que ocorrem no Universo. Também estuda a organização dos corpos
celestes, situando-os no Universo, buscando compreender suas origens e seus
movimentos.
Entretanto,
a ação de olhar para o céu e tentar entendê-lo sempre foi uma prática da
humanidade. Desde as primeiras civilizações, o ser humano percebeu que alguns
fenômenos terrestres, como o desabrochar das flores ou os longos períodos de
frio, tinham, de alguma maneira, relação com os astros. No princípio, as
observações tinham como objetivo a causa e o efeito, ou seja, o ser humano
tentava relacionar qual era a influência dos fenômenos celestes com sua vida
cotidiana. Assim, a observação dos astros faz parte da cultura e da sociedade
humana desde seu início.
Como
toda ciência, a Astronomia envolve a observação, o levantamento de hipóteses e
a construção de teorias e modelos. O estudo da Astronomia permitiu o
desenvolvimento de diversas áreas da sociedade, como a das comunicações,
facilitando nosso cotidiano.
O
estudo da Astronomia ao longo dos anos
Os
estudos da Astronomia estão muito ligados com a cultura de um povo. Os
egípcios, por exemplo, tinham muitos conhecimentos referentes a planetas,
constelações e movimento aparente do Sol e da Lua no céu, o que lhes permitiu
criar uma forma precisa de medir a passagem do tempo, prevendo as estações do
ano, as épocas de cheia do rio e de estiagem, entre outras.
Diversos
estudiosos levantaram hipóteses e propuseram teorias sobre o Universo.
Estudiosos gregos, como o filósofo e matemático Platão (por volta de 427-348
a.C.), seu aluno, o filósofo Aristóteles (384-322 a.C.) e o estudioso Ptolomeu
(cerca de 100-178 d.C.), propuseram modelos astronômicos em que os planetas e
outros astros se moviam em movimentos circulares ao redor da Terra.
Segundo
Ptolomeu, a Terra estava em repouso no centro de um sistema de astros e seria o
centro do Universo, o que ficou conhecido como modelo geocêntrico. Nessa
época já eram conhecidos outros cinco planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter
e Saturno. Esse sistema de Ptolomeu prevaleceu por cerca de 1500 anos.
Somente
em 1543, o matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), que,
em um observatório construído por ele mesmo, fez uma série de análises dos
movimentos dos corpos celestes, buscando comprovar o sistema geocêntrico de
Ptolomeu. Porém, suas investigações o levaram a concluir que um modelo mais
adequado teria o Sol ao centro, e os outros planetas, inclusive a Terra, se
movendo ao redor dele. Esse modelo é denominado heliocêntrico.
Nicolau
Copérnico e o modelo Heliocêntrico
Por
volta de 1609, o telescópio passou a ser utilizado em observações
astronômicas. O físico e matemático
italiano Galileu Galilei (1564-1642) foi um dos primeiros a utilizar esses
instrumentos com fins científicos. Galileu era adepto ao modelo de Copérnico.
Com o telescópio, fez várias observações que o apoiavam, além de ter descoberto
e analisado as crateras da Lua, os anéis de Saturno e mais de quinhentas
estrelas.
Conforme
novos estudos e novas tecnologias foram desenvolvidas, o ser humano pode cada
vez mais descobrir detalhes sobre o Sistema Solar, bem como de outras partes do
Universo, muito além do Sistema Solar, incluindo outras estrelas, sistemas de
planetas, galáxias, buracos negros, entre outros.
O
telescópio espacial Hubble, por exemplo, foi de grande auxílio nessas
descobertas. Por meio das imagens que capturou, os cientistas puderam estimar
que o Universo possui aproximadamente 13,7 bilhões de anos.
O
clique do telescópio Hubble revelando a nebulosa planetária MyCn18 (Nebulosa ampulheta).
Há
29 anos orbitando a Terra, o Hubble gera uma quantidade enorme de dados que contribuem
para as investigações de cientistas ao redor do globo. O equipamento é
revolucionário por conta de um detalhe: ele está fora da atmosfera
terrestre. Por isso, suas fotografias apresentam menos distorção e alta
resolução.
A
astronomia nos permite responder a grandes questões: onde estamos, de onde
viemos e para onde vamos. E o saciar da curiosidade inerente à espécie humana
de entender o Universo produz também conhecimento básico para a descoberta de
tecnologias e serviços essenciais em nosso dia a dia. Quem usa GPS, wi-fi,
telefone celular e até mesmo exames médicos como a mamografia pode não se dar
conta de que tudo foi desenvolvido ou aprimorado pela astronomia
Atividades
1. Qual
é a importância de instrumentos como os telescópios para a Astronomia?
2. Cite
alguns fenômenos e/ou observações astronômicas que não são explicados por um
modelo geocêntrico no qual a Terra ocupa o centro do universo e os planetas
giram em órbitas circulares ao redor do nosso planeta.
3. Pesquise
na internet ou outros meios de informação imagens feitas pelo telescópio
espacial Hubble e descreva como você caracteriza a importância dessas imagens
para os estudos astronômicos.
4. Leia
o texto a seguir depois responda
“A
Guerra Fria foi um período de grande tensão política entre os Estados Unidos da
América (EUA) e a então União Soviética. Durante esse período, que se iniciou
após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, e se estendeu até 1991, um dos
objetivos principais desses dois países era obter grandes resultados na corrida
espacial. Uma das formas de evidenciar a superioridade de um país sobre o outro
nesse quesito era conseguir levar o primeiro ser humano à Lua. A corrida
espacial resultou em um grande desenvolvimento tecnológico, proporcionando
diversos benefícios, inclusive o uso do conhecimento adquirido em outras áreas,
como nas telecomunicações, possibilitando a transferência de dados em alta
velocidade com a criação da internet, permitindo os estudos de fenômenos
naturais globais e o monitoramento do meio ambiente.”
a) Como
a tecnologia espacial passou a ser utilizada a favor de outros setores da vida
humana?
5. Observe
a tirinha e explique, com suas palavras, como se deu a evolução da astronomia,
no decorrer da história:
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