9º Ano - Aula 01 - Introdução à Astronomia

 Estudo do Universo: A ciência Astronomia.

A Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, incluindo a Terra, e os fenômenos que ocorrem no Universo. Também estuda a organização dos corpos celestes, situando-os no Universo, buscando compreender suas origens e seus movimentos.

Entretanto, a ação de olhar para o céu e tentar entendê-lo sempre foi uma prática da humanidade. Desde as primeiras civilizações, o ser humano percebeu que alguns fenômenos terrestres, como o desabrochar das flores ou os longos períodos de frio, tinham, de alguma maneira, relação com os astros. No princípio, as observações tinham como objetivo a causa e o efeito, ou seja, o ser humano tentava relacionar qual era a influência dos fenômenos celestes com sua vida cotidiana. Assim, a observação dos astros faz parte da cultura e da sociedade humana desde seu início.

Como toda ciência, a Astronomia envolve a observação, o levantamento de hipóteses e a construção de teorias e modelos. O estudo da Astronomia permitiu o desenvolvimento de diversas áreas da sociedade, como a das comunicações, facilitando nosso cotidiano.

O estudo da Astronomia ao longo dos anos

Os estudos da Astronomia estão muito ligados com a cultura de um povo. Os egípcios, por exemplo, tinham muitos conhecimentos referentes a planetas, constelações e movimento aparente do Sol e da Lua no céu, o que lhes permitiu criar uma forma precisa de medir a passagem do tempo, prevendo as estações do ano, as épocas de cheia do rio e de estiagem, entre outras.

Diversos estudiosos levantaram hipóteses e propuseram teorias sobre o Universo. Estudiosos gregos, como o filósofo e matemático Platão (por volta de 427-348 a.C.), seu aluno, o filósofo Aristóteles (384-322 a.C.) e o estudioso Ptolomeu (cerca de 100-178 d.C.), propuseram modelos astronômicos em que os planetas e outros astros se moviam em movimentos circulares ao redor da Terra.

Segundo Ptolomeu, a Terra estava em repouso no centro de um sistema de astros e seria o centro do Universo, o que ficou conhecido como modelo geocêntrico. Nessa época já eram conhecidos outros cinco planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Esse sistema de Ptolomeu prevaleceu por cerca de 1500 anos.

Somente em 1543, o matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), que, em um observatório construído por ele mesmo, fez uma série de análises dos movimentos dos corpos celestes, buscando comprovar o sistema geocêntrico de Ptolomeu. Porém, suas investigações o levaram a concluir que um modelo mais adequado teria o Sol ao centro, e os outros planetas, inclusive a Terra, se movendo ao redor dele. Esse modelo é denominado heliocêntrico.

Nicolau Copérnico e o modelo Heliocêntrico

Por volta de 1609, o telescópio passou a ser utilizado em observações astronômicas.  O físico e matemático italiano Galileu Galilei (1564-1642) foi um dos primeiros a utilizar esses instrumentos com fins científicos. Galileu era adepto ao modelo de Copérnico. Com o telescópio, fez várias observações que o apoiavam, além de ter descoberto e analisado as crateras da Lua, os anéis de Saturno e mais de quinhentas estrelas.

Conforme novos estudos e novas tecnologias foram desenvolvidas, o ser humano pode cada vez mais descobrir detalhes sobre o Sistema Solar, bem como de outras partes do Universo, muito além do Sistema Solar, incluindo outras estrelas, sistemas de planetas, galáxias, buracos negros, entre outros.

O telescópio espacial Hubble, por exemplo, foi de grande auxílio nessas descobertas. Por meio das imagens que capturou, os cientistas puderam estimar que o Universo possui aproximadamente 13,7 bilhões de anos.

O clique do telescópio Hubble revelando a nebulosa planetária MyCn18 (Nebulosa ampulheta).

Há 29 anos orbitando a Terra, o Hubble gera uma quantidade enorme de dados que contribuem para as investigações de cientistas ao redor do globo. O equipamento é revolucionário por conta de um detalhe: ele está fora da atmosfera terrestre. Por isso, suas fotografias apresentam menos distorção e alta resolução.

A astronomia nos permite responder a grandes questões: onde estamos, de onde viemos e para onde vamos. E o saciar da curiosidade inerente à espécie humana de entender o Universo produz também conhecimento básico para a descoberta de tecnologias e serviços essenciais em nosso dia a dia. Quem usa GPS, wi-fi, telefone celular e até mesmo exames médicos como a mamografia pode não se dar conta de que tudo foi desenvolvido ou aprimorado pela astronomia

Atividades

1.     Qual é a importância de instrumentos como os telescópios para a Astronomia?

2.     Cite alguns fenômenos e/ou observações astronômicas que não são explicados por um modelo geocêntrico no qual a Terra ocupa o centro do universo e os planetas giram em órbitas circulares ao redor do nosso planeta.

3.     Pesquise na internet ou outros meios de informação imagens feitas pelo telescópio espacial Hubble e descreva como você caracteriza a importância dessas imagens para os estudos astronômicos.

4.     Leia o texto a seguir depois responda

“A Guerra Fria foi um período de grande tensão política entre os Estados Unidos da América (EUA) e a então União Soviética. Durante esse período, que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, e se estendeu até 1991, um dos objetivos principais desses dois países era obter grandes resultados na corrida espacial. Uma das formas de evidenciar a superioridade de um país sobre o outro nesse quesito era conseguir levar o primeiro ser humano à Lua. A corrida espacial resultou em um grande desenvolvimento tecnológico, proporcionando diversos benefícios, inclusive o uso do conhecimento adquirido em outras áreas, como nas telecomunicações, possibilitando a transferência de dados em alta velocidade com a criação da internet, permitindo os estudos de fenômenos naturais globais e o monitoramento do meio ambiente.”

a)     Como a tecnologia espacial passou a ser utilizada a favor de outros setores da vida humana?

5.     Observe a tirinha e explique, com suas palavras, como se deu a evolução da astronomia, no decorrer da história:






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