7º Ano - Aula 03 - O efeito estufa e a composição do ar

 Efeito estufa

Um dos principais fatores relacionados à existência de vida na Terra é a temperatura. Ela permite a existência de água líquida, outro fator fundamental para os seres vivos. A temperatura adequada do planeta é mantida por um processo que ocorre na atmosfera chamado efeito estufa. Esse processo é o resultado da interação entre a radiação solar e alguns gases da atmosfera.



Mesmo que o efeito estufa auxilie a manter a temperatura da Terra mais ou menos constante, ela ainda se encontra em desequilíbrio térmico, pois o fluxo de energia do Sol para a Terra é constante. Entretanto, se não houvesse efeito estufa, a diferença de temperatura da Terra em relação ao espaço seria menor, o que a deixaria com uma temperatura média

bem inferior a 0 °C. Dessa maneira, não haveria água no estado líquido, e não haveria vida.

A Terra o Ar e o Ser humano:

O ar é uma mistura de gases presente no ambiente que possui grande importância para a vida na Terra. Ele forma a atmosfera, uma camada gasosa que envolve nosso planeta, responsável pela manutenção de condições ideais para a vida, entre elas a temperatura.

O ar e o ser humano

O ser humano utiliza o ar para respirar, mas também para diferentes atividades. Alguns meios de transporte, por exemplo, empregam o movimento do ar para funcionar. No caso dos aviões, eles são sustentados pelo ar. A turbina ou a hélice de um avião funciona lançando ar para trás, fazendo que o avião seja lançado para a frente, por causa da força de ação e reação, de acordo com Terceira Lei de Newton.

O ar também pode ser utilizado para a geração de energia elétrica, de maneira limpa e renovável. Quando o vento gira as hélices de turbinas eólicas, elas acionam um gerador elétrico que vai transformar a energia do movimento em energia elétrica.


Essa fonte de energia é chamada de eólica e se mostra uma alternativa limpa e renovável para a produção de energia elétrica mundial, inclusive no Brasil.

O ar no corpo humano

O gás oxigênio presente no ar é necessário para a respiração dos seres vivos. No corpo humano, por exemplo, durante o movimento que promove a entrada de ar, a inspiração, ele passa pelas narinas, cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios, chegando aos pulmões. O ar segue pelos bronquíolos até alcançar os alvéolos pulmonares, estruturas microscópicas envoltas por vasos microscópicos, denominados vasos capilares. Nesse local o gás oxigênio é transferido para a corrente sanguínea, onde se liga às hemácias, sendo transportado pelo sistema cardiovascular por todo o corpo.



Durante seu metabolismo, as células do corpo produzem o gás carbônico, que, em certas concentrações, é tóxico para o organismo. Por isso, ele é transportado pelo sistema cardiovascular até os alvéolos pulmonares e, misturado ao ar nos pulmões, faz o caminho inverso, até as narinas, para então ser eliminado ao ambiente pela expiração – movimento que promove a saída de ar do corpo.

O ar na Terra

O ar é uma mistura formada por diversos gases. Dependendo da camada da atmosfera em que se encontra, sua composição pode variar. A composição do ar que respiramos é apresentada no gráfico a seguir.

O gás nitrogênio é o mais abundante no ar. A grande maioria dos seres vivos não consegue utilizá-lo diretamente, mas ele pode ser captado por certas bactérias que vivem geralmente associadas a raízes de determinados vegetais. Essas bactérias transformam o

nitrogênio gasoso em uma forma que pode ser utilizado pelas plantas, por exemplo, na formação de compostos importantes para seu funcionamento, como as proteínas.

O gás oxigênio é utilizado na respiração celular de grande parte dos seres vivos. Ele também é necessário para o processo de queima, ou combustão.

Cerca de 1% do ar é composto de vários outros gases, como gás carbônico, hidrogênio, argônio, neônio, hélio, xenônio, criptônio, metano, ozônio, entre outros e vapor de água. Os gases argônio, neônio, xenônio e criptônio podem ser utilizados em lâmpadas e letreiros luminosos coloridos. Os gases hidrogênio e hélio podem ser empregados para encher balões meteorológicos, que coletam dados da atmosfera para a previsão do tempo. Além disso, o gás hidrogênio também pode ser usado no funcionamento de motores, nos chamados veículos movidos a hidrogênio.

Além dos gases, no ar também pode ser encontrado material particulado, que são partículas sólidas em suspensão, como poeira, pequenos grãos de terra e areia, por exemplo.

 Atividades

1.      Um satélite meteorológico foi lançado e deveria se estabilizar para começar a enviar dados à Terra quando chegasse a uma altura de 472km. Porém, antes de atingir essa altitude, ele se chocou contra um corpo celeste e caiu em uma montanha de 2500 metros de altura (2,5km). Embora o satélite tenha sido destruído, o acidente não gerou vítimas.

a)      Em qual camada da atmosfera o satélite deveria se estabilizar?

b)     Em qual camada, provavelmente, o satélite foi atingido?

c)      Em qual camada da atmosfera o satélite se chocou com a montanha?

2.      Qual a importância do Efeito Estufa para a vida na Terra?

3.      Leia o trecho da reportagem a seguir.

Falta de oxigênio em caverna na Tailândia preocupa autoridades

[...] As autoridades da Tailândia correm contra o tempo para definir uma estratégia para resgatar os 12 meninos e seu treinador de futebol presos há 13 dias em uma caverna inundada no Norte do país. [...] As autoridades tentam instalar uma mangueira entre a área onde estão os meninos e uma caverna próxima [...], para bombear ar para a câmara dos meninos [...] o nível de oxigênio na caverna caiu significativamente, de 21% para 15%.

a)      Por que as autoridades estavam preocupadas?

b)     Qual é o componente do ar em destaque na reportagem? Ele é o componente com maior concentração no ar? Explique.

c)      Elabore uma explicação sobre o motivo da queda do nível de oxigênio no interior da caverna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7º Ano - Aula 01 - Terra: Forma, Estrutura e Movimentos.

7º Ano - Aula 02 - As Camadas da atmosfera terrestre.